quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Carlos Gomes no mapa do Brasil (43)


Em 1871, abria as portas o restaurante La Peseta. Abrir as portas é um modo de dizer, pois o pequeno espaço onde o casal Vicente Alegre e sua mulher Teresa vendia comidas no nº 6 da Calle Señor Ovalle era ainda um primitivo ponto de encontro de quem gostava de petiscos, bebida boa. 
Hoje, 6 gerações mais tarde, o La Peseta é um tradicionalíssimo restaurante à Plaza de San Bartolomé, nº 3 onde se pode comer deliciosas postas de bacalhau ou mesmo o simples - mas igualmente saboroso, congrio al ajoarriero (veja sugestão de receita aqui)
Não deixe de experimentar o pastel de Almiendras, de indiscutível sabor característico do La Peseta.
Saindo do La Peseta, imediatamente à esquerda está o Museu Romano, outra visita importante em Astorga, na Espanha. Na mesma praça, a poucos passos dali, está outro restaurante: a Casa Maragata (II).
Pois muito bem, Maragatería (em castelhano) é uma região história da Espanha (mais precisamente a provincia de Leon) com a capital Astorga. Quem nasce na região é denominado maragato e foram eles os responsáveis pela colonização da Argentina (Viedma) e do Uruguai (San José de Mayo).
A cidade de Astorga, na Espanha, diz uma* das versões da história, é onde parou o dedo do engenheiro russo Wladimir Babkov no mapa, quando escolhia aleatoriamente o nome daquela que seria  a cidade de Astorga, no Paraná, terra natal de Chitãozinho e Xororó com uma praça em seu nome, com um espelho d'agua em formato de viola.
Cidade onde também se localiza a Rua Carlos Gomes, cruzada pela Avenida Brasil e pela Rua Santa Fé. 
Curiosamente, Carlos Gomes, estreou a sua primeira ópera composta na Itália, Il Guarany, em  março de 1870. Em dezembro deste mesmo ano, a ópera estreia no Brasil em 2 de dezembro, comemorando o aniversário de D. Pedro II. Carlos Gomes esteve presente, claro. 
Poucas semanas depois, em fevereiro de 1871, Carlos Gomes retorna à Europa, onde criaria outros trabalhos com grande sucesso. Mais ou menos à época em Vicente Alegre abria o La Peseta.

* numa segunda versão, "mais oficial" que a primeira porque é divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que a origem do nome Astorga constituiu homenagem ao General Ascoot, um dos diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná, natural do Condado de Astorga na Inglaterra. O problema nesta versão é que não se acha nada sobre o tal Condado na Inglaterra (quem achar me conte). Como não quero confusão, fica também a segunda versão. 

Um comentário:

  1. Olha só que interessante...
    Meu avô, descendente de espanhóis, Antenor Domingues de Moraes, foi um dos fundadores de Astorga, no norte do Paraná. Lá havia inclusive uma praça que homenageava o nome dele, não sei se continua assim até hoje, pois já faz muitos anos que nunca mais visitei esta cidade. Infelizmente meu avô não é vivo para contar a sua versão desta história, e na época eu era muito criança para perguntar como foi que isto aconteceu... Que pena.
    Laura Aimbiré

    ResponderExcluir