sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Dilemas Contemporâneos da Cultura (97)

Mascaras "A ópera em São Paulo hoje"- por CP

Sabe quando você fica com uma coisa martelando na sua cabeça? Você ouve o Mahler inteiro e nada? Ouve três vezes a sexta sinfonia do Bruckner (edição de 1899) e a coisa fica ali tuc, tuc, tuc? 
Como sempre faço quando algo incomoda, escrevi uma longa reflexão sobre as consequências e as inconsistências do que representa a acusação de desfalque de R$18 ou R$20 milhões do orçamento do Theatro Municipal amplamente difundida pelos veículos de comunicação em reportagens recentes e quais os possíveis efeitos na percepção pública sobre a nossa categoria.
Sabemos que a maioria dos profissionais da área não possui qualquer envolvimento com estas denúncias, mas não podemos carregar o estigma de sermos criadores de um gênero caro, impagável, com estas fragilidades, quando sabemos que existem no Brasil todas as condições técnicas e criativas para se desenvolver a ópera de maneira saudável. Já demos provas disto várias vezes na história recente do gênero.
Que as atividades festivas e de confraternização deste final do ano sejam capazes de nos unir em pensamento para que a partir deste recomeço que será necessário, quaisquer que sejam os resultados, possamos seguir não cabisbaixos, entristecidos, mas firmes e fortalecidos.