terça-feira, 16 de março de 2010

Carlos Gomes no mapa do Brasil (7)

O Visconce de Taunay, como indica o Maestro Roberto Duarte, teve uma expressiva atuação no cenário musical Brasileiro durante o Império, em paralelo a sua atividade multidisciplinar como político, historiador, engenheiro militar, artista plástico, escritor, professor e socióloco.

Além de um apaixonado pela música do Padre José Maurício, foi amigo, conselheiro e incentivador de Carlos Gomes que lhe dedicou a ópera Lo Schiavo. Não por acaso, Taunay foi quem sugeriu o tema a Carlos Gomes no momento em que o país vivia uma atmosfera acirrada de discussões sobre a abolição da escravatura.

Ao Visconde de Taunay coube ser o patrono da cadeira nº 17 da Academia Brasileira de Música ao lado de Carlos Gomes (cadeira nº 15) hoje ocupadas respectivamente pelos compositores Guilherme Bauer e Almeida Prado.

No mapa do Brasil, na Praia Grande, em São Paulo, algo por volta de 10 minutos separam os dois acadêmicos. Uma visita é fácil. Saindo da Rua Alfredo D'Escragnolle Taunay, no Trevo, toma-se a Via Expressa, entra-se à direita para a Presidente Kennedy e, finalmente, chega-se à Rua Carlos Gomes, em Cidade Ocian.

Carlos Gomes leva ao mar na Praia Grande. E em boa companhia, pois, em paralelo, lá estão as Ruas Dom Pedro II, José de Alencar, Emilio de Meneses, Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Guimarães Rosa.