terça-feira, 30 de novembro de 2010

Carlos Gomes no Mapa do Brasil (30)

Berlim virtual (*)

Quando comentei ontem no Facebook que hoje era dia de Carlos Gomes no Mapa do Brasil, questionando para onde seria a nova viagem a querida amiga e cantora Silvia Klein, no mineirês característico, brincou dizendo: "Berlim, uai...", obviamente puxando a sardinha para a cidade onde mora. 

Aceito o desafio, fui para Berlim, Silvia, e entre strasses e platz fuçei sem êxito. De antemão sabia que dificilmente teríamos uma homenagem desta natureza a Carlos Gomes em Berlim. Não há dúvidas quanto às proximidades de Gomes com os compositores alemães, notadamente Wagner, mas daí a ter seu nome cravado num bracinho de rua, numa vielinha sequer, a distância é grande. Não que lhe faltassem méritos para isto, talvez faltem ruas. Melhor pensar assim.

De todo modo, desafio é desafio. Pelo menos aqui no Brasil não faltam referências. Pensando assim, lá fui de novo para Berlim. Desta vez em Goiânia, onde temos duas Berlim: a rua e a avenida. Ambas na região sul da cidade em contraponto com a Rua Carlos Gomes na periferia norte. 

Pelo menos em Goiânia, Berlim e Carlos Gomes estão juntas. 

Como isto tudo é aprendizado sobre o Brasil, mantendo viva a memória de Gomes, aprendi mais uma: na região metropolitana de Goiânia, no município de Aparecida de Goiânia - uma cidade com 570.000 habitantes, há uns dois quilômetros da Avenida Berlim, em Goiânia, está a Avenida Carlos Gomes. 

Aí está. Duas cidades praticamente uma dentro da outra, com Rua e Avenida homenageando Gomes, distantes de Silvia e Stephen, mas próximos de Berlim - pelo menos da Rua e também Avenida.

(*) você pode fazer uma visita virtual a Berlim através do Google Earth em imagens 3D da cidade como esta acima.