sábado, 10 de julho de 2010

Dilemas Contemporâneos da Cultura (28)

La Vie - 1903
Pablo Picasso
A Nota de Rodapé de ontem acabou refletindo em vários e-mails, comentários. Deixou de ser uma nota. Passa a ser um Dilema a partir de um diálogo que se estabeleceu com a Marli Sant Anna e o Silvio Moréia.

Quando a vida é banalizada não há como ficarmos alheios. Como fazer, ou melhor, o que podemos fazer?
Nós trabalhamos com o que há de mais precioso para a humanidade que é a livre expressão do pensamento. Temos que incorporar de alguma forma estes alertas e fazer ecoar de alguma maneira.

A Cultura é redentora da Humanidade. Redentora no sentido mais amplo: a Arte é o caminho para salvar e resgatar. É a voz.

Façamos um raciocínio simples. A Arte é a expressão pura do Belo e da Verdade. Ora, se o Belo e a Verdade são representações da Divindade, a Arte é o instrumento que aproxima a Humanidade do Divino.

A violência, o desprezo pela Vida, os extremos e radicalismos, a piada barata do descaso transformada em mote até por nossos representantes na política - aqueles que deveriam preservar a ética, a moralidade - tudo isto precisa ser negado com veemência. Precisamos assumir posições claras. Nós artistas temos que defender a Vida, o equilibrio, o Bem estar, o aprendizado.

Disse ontem que Tem dia que a Humanidade piora. A Humanidade está piorando todo dia. Isto não está certo.

Vamos abrir a boca. Vamos usar a força que temos. Em cada espetáculo, em cada apresentação, precisamos dizer que não queremos mais isto e que através da Cultura damos nossa contribuição.

Através da arte, fazemos nossa parte.