quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Viva a Ópera!

Elenco de Carmen (*)
espetáculo baseado na ópera homônima de G. Bizet

Volto a escrever aqui após um mês. Quase um mês.
Neste retorno abro esta nova coluna e espero que o tema se consolide comemorando a ópera e como um convite a viver a ópera.

Vários leitores e blogueiros têm me perguntado (ou insinuado), porque não escrevo também sobre ópera.
De fato é uma questão complicada.

Sendo um profissional atuante, prefiro muitas vezes calar a falar. Não advogo para mim o papel de comentar o que está sendo feito aqui e ali. Falar mal ou bem não é um ato de coragem, pelo contrário é uma maneira muito simples de chamar atenção e esta vitrine não me interessa porque existem outras mais atraentes.

Sendo assim, usarei este espaço para comentar algumas coisas que tenho feito, a discussão sobre narrativas, modos de produção e correlacionados.

Simbólicamente, inauguro o espaço com a foto do elenco que se apresentou em CARMEN na semana passada, um espetáculo da série Ópera Contada e Cantada que criei há dois anos e cuja concepção assino com a Rosana Caramaschi. Este espetáculo baseado na ópera, está viajando pelo interior do Estado de São Paulo, com um enorme sucesso de público.

Encerramos nos próximos dias a primeira série de 24 apresentações/cidades, com algo em torno de 14.000 pessoas como platéia. O vigor com que o espetáculo é recebido demonstra que estamos no caminho certo, com parâmetros artísticos e de produção corretos e que o modelo encontrado possui uma relação de custos muito viável para os Estados e Cidades. E por estarmos todos (corpo técnico e artístico) em permanente estado de alerta e em contínua autocrítica para aperfeiçoamento do conjunto, estamos seguros de que os padrões de excelência perseguidos estão atingidos e são relevantes.


(*) da esquerda: Miguel Geraldi (D. José e Pablo), Gabriella Pace (Micaela, Frasquita e Juanita), Leonardo Pace (Lilas Pástia VI e Escamillo), Magda Painno (Carmen e Consuelo), Airton Renô (Miguelito).