terça-feira, 2 de agosto de 2011

Carlos Gomes no Mapa do Brasil (36)

Rua Carlos Gomes (*)


Saudades do "Carlos Gomes no Mapa do Brasil". O bom de descansar dos textos diários é exatamente a volta a eles. Nada como um sabático de vez em quando... Para quem chega por aqui agora, os "Carlos Gomes no Mapa do Brasil" são publicados às terças-feiras e as dicas são sempre bem vindas. Vamos ao 34.


As coisas não andavam nada calmas para os lados do Paranapanema. Como em muitas histórias, o trem teve um papel importante também nesta. 
Partindo de Bauru, os dormentes de madeira foram enfileirados cortando a mata até o Estado do Mato Grosso e recebendo os trilhos que em pouco tempo ressoariam sua monótona cantilena de ferrocontraferro quando passassem por eles as locomotivas e vagões da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
Junto com eles vieram milhares de pessoas atraídas pelo solo fértil e paisagem exuberante. Das poucas casas de madeira, ranchos de sapé, em pouco tempo surgiriam loteamentos que virariam vilas, cidades: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, CAiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Ribeirão do Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Tarabaí e Teodoro Sampaio. 
Em dezembro de 1908 foi inaugurada uma estação no meio da floresta. De um lado da linha instalou-se Miguel Caputi. No lado esquerdo Vicente Franco. 
Na região ainda haviam várias aldeias indigenas que reagiam ferozmente, o que era natural, quando se sentiam ameaçados e, em 1916, um grupo, chefiado pelo engenheiro Cristiano Olsen, foi massacrado, quando procedia ao levantamento das terras do rio Feio. Com o crescimento do Povoado de Araçatuba, os índios acabaram se afastando ocupando terras na Serra do Diabo no extremo do Pontal da confluência dos rios Paraná e do Paranapanema.
Cristiano Olsen é nome de uma rua movimentada em Araçatuba, cortada pela pacata Rua Carlos Gomes. 


(*) Rua Carlos Gomes, em Araçatuba, vista da Rua Cristiano Olsen.