quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ópera em Movimento (1)

Busto de Giulio Cesare - Sec I

No final de 2012, fui convidado pela Fundação Padre Anchieta a produzir 13 programas para a Rádio Cultura FM, na série que chamavam Idéias Musicais.
Com a liberdade de criar o que mais se aproximasse da minha atividade profissional e do meu universo de pesquisa pessoal, procurei colocar em prática um antigo desejo de dialogar com o ouvinte acerca da fantasia de se ouvir ópera no rádio. 
Daí nasceu o que chamei de Ópera em Movimento - um exercício de imaginação. 
Sempre fui um ouvinte de rádio. Desde garoto  lembro das vezes em que na casa do meu avô Domênico Papa ouvíamos juntos radionovelas, radioteatro e transmissões de umas longas histórias cantadas de um jeito diferente e que, por razões que desconhecia, pareciam muito familiares. Meu avô era um homem austero. Talvez por ser muito pequeno à época, pouco conversamos. Nunca me falou nada da Itália, da ópera. Com ele aprendi a gostar do fogo, do cobre e a manejar o fole que alimentava as chamas. Delas nasciam baldes, bacias, panelas, alambiques inteiros e pequenas lamparinas. Um longo e delicado processo de tirar formas de chapas de cobre. Neste ambiente, também aprendi a imaginar. Jerônimo, o justiceiro e os inúmeros personagens criaram uma pátina que se configurariam para sempre na maneira de imaginar tudo que fosse imaginável. Hoje, tenho a certeza de que sou diretor desde a infância, quando criava na imaginação a ambientação, a roupa, rostos, gestos, a luz, tudo o que girava em torno daqueles textos interpretados no rádio.
Com a Ópera em Movimento, busquei reproduzir um pouco deste diálogo com o rádio e com a ópera, tendo o ouvinte - você - como parceiro. 
A partir de hoje, publicarei regularmente os 13 programas produzidos na Rádio Cultura FM, sob a direção de Ralph Scharz e Trabalhos Técnicos de Almir Amador.
É só seguir o link: Ópera em Movimento - um exercício de Imaginação