quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Nota de Rodapé (10)

Angeli e as eleições


Não importa se a favor ou contra este ou aquela, mas quanto mais se lê a opinião de especialistas a respeito das pesquisas eleitorais, mais convencidos ficamos de que há uma distorção grave nos métodos de coleta de dados e de análise. 

Ao olharmos as graves distorções nas pesquisas sobre os candidatos ao senado em São Paulo, é impossível confiar ou prever o quanto erraram até aqui nas pesquisas de grau de aceitação do governo federal, por exemplo, ou eleições para prefeito, vereadores? 

É impossível medir o mal que estes resultados fazem para a democracia. Imagine a pressão que deve ter sofrido o governador eleito Beto Richa do Paraná para tomar a decisão de exigir na justiça a não publicação das pesquisas? Justo ele cujo partido se posiciona como social democrata? Isto não significa que devamos concordar com a censura, mas, se olharmos os resultados do primeiro turno e as ilações possíveis a partir disto, a democracia está ameaçada e por uma de suas ferramentas mais elementares.

Vários especialistas na área falam que o sistema de cotas usados pelos institutos são inadequados e produzem distorções. Nos Estados Unidos, o sistema de cotas foi deixado de lado para pesquisas eleitorais, apesar de mais barato, deste a década de 40 do século passado.  

O que dizer agora do segundo turno? O que dizer da possível influência no resultado se os números atuais estiverem errados? Se os institutos insistem em dar tiros no pé, é um problema deles, mas quando se coloca em dúvida a extensão e gravidade dos resultados a partir destas distorções, passa a ser um problema nosso.

Nota de Rodapé (9)

Filhote de porco-espinho

Leia a nota de Rodapé (8) e vamos continuar aumentando a lista.


O porco-espinho é bonitinho... mas cutuca.