terça-feira, 20 de abril de 2010

Carlos Gomes no mapa do Brasil (13)


Amanhã, dia 21 de Abril, Brasília completa 50 anos.
Em depoimento, Juscelino Kubitscheck relatou que a pergunta de um advogado num comício em Jataí o levou a refletir sobre a necessidade constitucional de construir uma nova cidade para abrigar a capital federal e a prometer imediatamente que faria a obra.


Assim, diz a história, nasceu a idéia de fazer Brasília que ganharia o projeto urbanistico de Lúcio Costa sobre um "x" marcado no solo do plano central. Uma cidade em cruz que ganharia as curvas inusitadas de Oscar Niemeyer e mobilizaria milhares de homens e mulheres na sua construção.


Brasília nasceu sob o signo de um olhar central sobre o país onde até hoje as desigualdades ainda são tantas. Se conseguimos reduzir a perspectiva surda da pobreza intolerável e avançamos para o crescimento economico nestes anos de democracia é um grande avanço.
Fica sempre a questão de como transmitir ao jovem a história e permitir-lhe a visão crítica para que possa reconhecer as limitações, qualidades e viabilidades do seu país.


A política é um fiel condutor dos equilibrios. Em Brasília, no Distrito Federal, ou numa pequena cidade do Rio Grande do Norte, um belíssimo Estado. A cidade de Natal tem vários municipios próximos. Entre eles São Gonçalo do Amarante, uma cidade de grande fé religiosa a ponto de ter 42 santos padroeiros.


A assessoria* do Prefeito Municipal manda para o blog a informação de que na esquina da Rua Carlos Gomes com Rua Aurora instalou-se no último final de semana um evento multidisciplinar que envolveu todos os organismos municipais, realizando várias atividades e inclusive oficinas culturais - uma delas que serve de mote para a foto desta semana.


Se por um lado neste evento o prefeito Jaime Calado conseguiu que algumas pessoas pudessem dar adeus à casa de taipa e passem a morar em casas de alvenaria, temos aí, sem dúvida, um grande avanço social, e, de outro, se adultos e crianças, identificam na Rua Carlos Gomes um ponto de aprendizado e entretenimento, ganhamos pessoas mais conscientes de seu papel de cidadãos.

Fica aí o recado e proposta para o Gleydson de Almeida, diretor do Teatro Municipal, não esquecer do compositor, da sua obra, da música erudita, numa cidade tão musical e tão lindamente romanceira com Dona Militana (http://www.saogoncalo.rn.gov.br/cultura_donamilitana.php). Quem sabe dia destes não nasce uma nova ópera brasileira baseada nestes cantos de memória, da nossa memória armorial, desta mistura fantástica de princesas, guerreiros, batalhas que compõem a rica musicalidade nordestina?

*agradecimentos ao Daniel Cabral - Secretário de Comunicação e a seu assessor Ledson França.