terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Carlos Gomes no Mapa do Brasil (32)


Entre votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo, renovam-se as esperanças de um futuro melhor. Assim é a principal característica do comportamento humano: entre conformar-se com um passado cheio de controvérsias e problemas, ou enfrentar a realidade sempre adversa, o homem prefere fixar-se nas expectativas de um futuro incerto e duvidoso sem jamais se lembrar que as suas insatisfações no tempo são fruto exatamente das frustrações de perspectivas projetadas. Se capaz fosse de adivinhar o futuro, certamente a humanidade sofreria mais ainda no presente uma vez que sabendo do inevitável por vir, menos faria. 


Será verdadeira esta premissa? É provável que sim. É quase certo que a eterna esperança de vitória sobre a sua  finitude, leve o homem a correr contra o tempo criando e ampliando suas marcas pessoais, dando margem ao reconhecimento por seus pares. 


Esta dimensão, entretanto, é vaga e fluida. Só não é quando a unanimidade provoca a transcendência, caso de Carlos Gomes que, com perdão pela pobreza da associação com as festividades recentes, é também nome de rua na cidade de Natal, no bairro da Candelária.