terça-feira, 4 de outubro de 2011

Carlos Gomes no Mapa do Brasil (42)

Filhote de Quati
animalzinho típico do continente americano

Giovanni di Pietro di Bernardone nasceu em Assisi, Itália, onde morreu. Não fosse o seu inigualável amor pela humanidade e seu respeito por todas as criaturas, provavelmente não seria um símbolo tão importante para o planeta.
Mas não é na cidade homônima de Assis, no Estado de São Paulo, que iremos encontrá-lo como nome de rua ao lado de Carlos Gomes, homenageado neste simpática cidade (veja aqui no mapa). Infelizmente não se lembrou de Bernardone na cidade.
Disse infelizmente, porque a visão positiva do homem e da natureza de Bernardone impregnou profundamente a sociedade nos séculos 12 e 13 (nasceu em 5 de julho de 1182 e morreu em 3 de Outubro de 1226). Sua presença se estende por toda a Renascença e é uma personalidade imprescindível para entendimento ainda hoje do que é caridade, compreensão e simplicidade, independente de ligações religiosas.
Isto mesmo. Estamos falando de São Francisco de Assis, relembrado sempre por sua afeição aos animais(*).
De fato, não foi em Assis que encontramos São Francisco e permanente homenageado Carlos Gomes. Mas, em Maceió, no Estado de Alagoas, onde uma caminhada de uns 20 minutos leva da Rua Carlos Gomes a outra que leva o nome do Santo (para ver o caminho, veja a Rota no mapa). Uma oportunidade interessante para se refletir acerca das igualdades, do homem e do meio ambiente.


(*) dia 4 de outubro é o Dia Mundial dos Animais.