terça-feira, 1 de março de 2016

Nota de Rodapé (23)



Esta é particularmente uma Nota de Rodapé interessante, típica dos anos bissextos. Prometo só publicar outra igual daqui há 4 anos.

Caso você não saiba o que é ano bissexto, sinto muito, mas uma pesquisa simples dirá que se trata de denominação para o ano em que se corrige uma distorção no calendário, acrescendo-se um ultimo dia no mês de fevereiro. 

Assim, nos anos bissextos, temos o dia 29 de fevereiro (temos outros anos bissextos, mas isto não vem ao caso aqui). Se você quiser se aprofundar, a coisa não é tão simples como fiz parecer. O próprio nome bissexto vem derivado das contagens das chamadas Calendas romanas nos anos de dois dias a mais por causa do sextum.

Antes que o texto se transforme num manual de cultura inútil para quem não está interessado, estou utilizando a data para comemorar o aniversário de nascimento de Gioachino Rossini, o compositor de um monte de óperas, em especial L'Elisir D'Amore.

Rossini nasceu em Pesaro, na Itália, em 29 de Janeiro de 1792, cidade onde se realiza o Festival Rossini. Sim, eu sei que 29 foi ontem. Mas porque não mantermos a comemoração do seu aniversário em outros dias para que o pobre não tenha uma festa somente de quatro em quatro anos?