quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dilemas Contemporâneos da Cultura (70)

Mesa de luz digital - Teatro Municipal de Araraquara
Os teatros têm um papel secular na socialização de pessoas. 
O ato simbólico de sair de casa e se reunir com outros para assistir determinado espetáculo tem uma importância muito maior do que o próprio ato em si. 
Trata-se de uma oportunidade de observar as pessoas em volta, encontrar conhecidos, compartilhar preferências, constatar a inclusão em determinados grupos, assemelhar-se a outros, viver experiências.
Em especial, as chamadas Casa da Ópera do passado em São Paulo e no Brasil colonial cumpriam este papel ao serem locais criados para a reunião de pessoas em torno da ópera em produções adaptadas às condições de cada um, do teatro de prosa, dos recitais, saraus, leituras de poesia. Com o passar dos anos, as antigas casas da ópera deram origem ou estimularam o surgimento dos teatros de maior porte.
O teatro como espaço tipicamente urbano preserva as funções originais sendo imprescindíveis nas cidades por seu caráter agregador.
Por esta razão, e considerando a nova dinâmica da Cultura encarada como um direito do cidadão, o reconhecimento de suas capilaridades e seu valor econômico, é muito oportuno que as prefeituras, através dos seus Secretários e Diretores de Cultura, passem a buscar mecanismos para dotar os seus teatros, auditórios e espaços correlatos da estrutura necessária para a recepção e produção de espetáculos de natureza compatível. 
Muitas vezes, um espaço fica anos sem receber uma revisão adequada dos seus ativos técnicos, ou mesmo um acréscimo ou substituição de equipamentos fora de uso. 
Existem, evidentemente, aspectos de legislação que não permitem muitas vezes a agilidade necessária. Também é certo que, ainda havendo certo desconhecimento - pouco ou nenhum interesse de conhecer- os benefícios reais da Cultura, não é simples se obterem recursos no âmbito dos município.
É recente, mas a Cultura passa a integrar o discurso político e ser vista como via de desenvolvimento. Incluir a melhoria de infraestrutura nos teatros, formação e aperfeiçoamento de mão de obra técnica nos orçamentos é um bom começo.