terça-feira, 23 de março de 2010

Carlos Gomes no mapa do Brasil (9)

Estudo de Ópera - Lohengrin
by Arthur Thiele
Richard Vagner descreve na partitura de Lohengrin que uma pomba branca aparece anunciando a volta de Gottfried, irmão de Elza e principe de Brabanti. A tal pomba é omitida em muitas sinopses e sequer é mencionada em algumas montagens.

Quando dirigi a ópera Lohengrin no Teatro Municipal de São Paulo, sob a regência do Maestro Ira Levin, uma das decisões que tomei foi assumir a pomba como uma metáfora cristã do Espírito Santo.
Não importam aqui os detalhes de como cheguei a isto, mas o fato é ter percebido com maior força que o Espírito Santo tem uma íntima ligação com o cristianismo Português e, por extensão, praticado no Brasil com a mesma devoção. Esta prática, diferente do foco e até do credo em outros países cristãos, também caracteriza alguns modelos de comportamento, de relações, de entendimento dos seres à volta e várias outras coisas. Um exemplo disto são as festas do Divino que acontecem nos estados Brasileiros e nos países de língua portuguêsa com grandes semelhanças estruturais e até mesmo como um pingente reproduzindo a imagem do pombo/pomba, popularizado atualmente por uma novela de televisão.

Tão forte é a tradição da terceira pessoa da Santíssima Trindade no Brasil que um estado recebeu o nome de Espírito Santo.

Pois no Espirito Santo, em visita ao povoado de Cricaré, o Padre jesuíta José de Anchieta, no dia de São Mateus, levou à mudança do nome da que seria a cidade de São Mateus, onde ainda hoje se vêem as ruínas da Igreja Velha.
Traira, piaba, bagre, robalo, piau e cará, para quem gosta, são peixes deliciosos. Mas também são nomes de rua na cidade de São Mateus, no Estado do Espírito Santo.
Passando por qualquer destas ruas, é possivel chegar à Rua Pitu e, por ela, dobrando à direita ou à esquerda, dependendo do sentido de direção, toma-se a Rua Carlos Gardel.
Não me perguntem porque, mas é pelo tango que se chega às Ruas Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Franscisco Alves e também - claro - à Rua Carlos Gomes. Todas num condominio residencial muito agradável na simpática e histórica cidade.

O que tudo isto tem a ver com o início deste post?

Bem, em Napolis, na Itália, estreou Lohengrin, de Richard Wagner, na mesma estação em que FOSCA, de Carlos Gomes, estreou no Teatro Alla Scala de Milão e esta coincidência criou várias confusões para o nosso compositor. Para conhecer melhor esta história, é bom ler o livro do Marcos Góes "Carlos Gomes - uma força indômita". Se preferir, uma boa idéia é ir a Milão e comprar a edição italiana de "Carlos Gomes - un pioniere alla Scala, do mesmo autor. Boa leitura.