Hoje, 6 gerações mais tarde, o La Peseta é um tradicionalíssimo restaurante à Plaza de San Bartolomé, nº 3 onde se pode comer deliciosas postas de bacalhau ou mesmo o simples - mas igualmente saboroso, congrio al ajoarriero (veja sugestão de receita aqui).
Não deixe de experimentar o pastel de Almiendras, de indiscutível sabor característico do La Peseta.
Saindo do La Peseta, imediatamente à esquerda está o Museu Romano, outra visita importante em Astorga, na Espanha. Na mesma praça, a poucos passos dali, está outro restaurante: a Casa Maragata (II).
Pois muito bem, Maragatería (em castelhano) é uma região história da Espanha (mais precisamente a provincia de Leon) com a capital Astorga. Quem nasce na região é denominado maragato e foram eles os responsáveis pela colonização da Argentina (Viedma) e do Uruguai (San José de Mayo).
A cidade de Astorga, na Espanha, diz uma* das versões da história, é onde parou o dedo do engenheiro russo Wladimir Babkov no mapa, quando escolhia aleatoriamente o nome daquela que seria a cidade de Astorga, no Paraná, terra natal de Chitãozinho e Xororó com uma praça em seu nome, com um espelho d'agua em formato de viola.
Cidade onde também se localiza a Rua Carlos Gomes, cruzada pela Avenida Brasil e pela Rua Santa Fé.
Curiosamente, Carlos Gomes, estreou a sua primeira ópera composta na Itália, Il Guarany, em março de 1870. Em dezembro deste mesmo ano, a ópera estreia no Brasil em 2 de dezembro, comemorando o aniversário de D. Pedro II. Carlos Gomes esteve presente, claro.
Poucas semanas depois, em fevereiro de 1871, Carlos Gomes retorna à Europa, onde criaria outros trabalhos com grande sucesso. Mais ou menos à época em Vicente Alegre abria o La Peseta.
* numa segunda versão, "mais oficial" que a primeira porque é divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que a origem do nome Astorga constituiu homenagem ao General Ascoot, um dos diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná, natural do Condado de Astorga na Inglaterra. O problema nesta versão é que não se acha nada sobre o tal Condado na Inglaterra (quem achar me conte). Como não quero confusão, fica também a segunda versão.
Olha só que interessante...
ResponderExcluirMeu avô, descendente de espanhóis, Antenor Domingues de Moraes, foi um dos fundadores de Astorga, no norte do Paraná. Lá havia inclusive uma praça que homenageava o nome dele, não sei se continua assim até hoje, pois já faz muitos anos que nunca mais visitei esta cidade. Infelizmente meu avô não é vivo para contar a sua versão desta história, e na época eu era muito criança para perguntar como foi que isto aconteceu... Que pena.
Laura Aimbiré