terça-feira, 9 de novembro de 2010

Carlos Gomes no Mapa do Brasil (29)

"Encontro" de Motos em Mangueirinha-PR

Diz a lenda nos anais de Santa Viquipídia que o melhor hotel da cidade tinha uma mangueira onde se podia deixar o gado “hospedado”. Daí o nome de Mangueirinha dado ao município que foi uma parada de tropeiros que faziam a rota Rio Grande do Sul para São Paulo.

É mais provável que naquelas paragens houvesse de fato um curral de pequeno porte para abrigar gado em trânsito e não um hotel como insinua o texto de referência citado acima. Não podemos esquecer que Mangueira ou Mangueiro é sinônimo de curral no Rio Grande do Sul.

No Paraná, vivem em torno de 11.000 índios, das etnias Kaingang, Guarani e Xetá, distribuídas em 23 áreas. Na reserva de Mangueirinha que compreende os municípios de Mangueirinha, Chopinzinho e Coronel Vivida, moram em torno de 400 familias com cerca de 2.000 pessoas, sendo esta a maior área indígena do Estado do Paraná. A questão indígena no Brasil é complexa e não são poucas as referências de problemas na manutenção da reserva. O cineasta paranaense Sérgio Bianchi fez um documentário importante sobre o tema. Confira 

Enquanto isto, em Mangueirinhas, cruzando a Rua Castro Alves, mais uma homenagem ao compositor que dá nome à Rua Carlos Gomes.