terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Carlos Gomes no Mapa do Brasil (33)

Honorato + Caninana
Rui de Carvalho
Ele nasceu em Vila Pinhal, hoje Itaara, no Rio Grande do Sul. Em tupi-guarani, Itaara significa pedra alta ou altar de pedra. Em Tupanciretã (terra da mãe de Deus), também no Rio Grande do Sul, fundou dois semanários.

Um dia
hei de morar nas terras do Sem-fim
vou andando caminhando caminhando
me misturo no ventre do mato mordendo raízes

Cobra Honorato é um poema modernista. Nele Cobra Honorato sai à procura de sua amada, a filha da Rainha Luíza, na Floresta Amazônica. Depois de tudo Cobra Norato volta para o Sem-fim, para as terras altas onde a serra se amontoa. Leva consigo a noiva, para estar com ela numa casa de porta azul pequininha pintada a lápis de cor. É lá que ele espera pela gente do Caxiri Grande, por Joaninha Vintém, pelo pajé-pato, por Augusto Meyer e Tarsila, por todo povo de Belém, de Porto Alegre e de São Paulo para a festa de casamento que há de durar sete luas e sete sóis.

Cobra Honorato é poema de Raul Bopp e se passa nas terras amazônicas. Lá em Manaus, no Bairro da Compensa, tem uma Rua Carlos Gomes. Em Belém, ladeando o Theatro da Paz tem outra. Em São Paulo, a Rua Carlos Gomes fica no bairro do Tucuruvi. Já em Porto Alegre é uma Avenida.

Em Itaara ou em Tupanciretã, infelizmente, não tem Rua Carlos Gomes. Nem Avenida, Praça, Alameda, Travessa ou Vila.