sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dilemas Contemporâneos da Cultura (32)

Your confort is my silence - 1981
Barbara Kruger

A medida do sucesso é sempre um problema para o artista. Na nossa lingua e cultura, o sucesso é mais associado a alguma coisa a ser conquistada.

Se pensarmos em italiano, entretanto, talvez a dimensão dada ao sucesso fique um pouco mais clara. Successo é o êxito em alguma atividade, mas é também alguma coisa que já aconteceu. Pensando assim, o sucesso só acontece a partir de alguma coisa realizada e não por algo que será feito no futuro.

Ora, desta forma compreende-se com mais facilidade que viver do sucesso é comemorar o passado e não trabalhar para o futuro. Um artista de sucesso é alguém que já fez, já realizou alguma coisa e foi reconhecido no passado. Isto não significa que será lembrado por outras coisas no futuro.

Isto ajuda a entender que ídolo, como temos tratado, é o artista que realizou e continua produzindo arte com reconhecimento de mais e mais pessoas. O ídolo não para. Tem sólida formação, ou conteúdo coerente, e permanece oferecendo às pessoas que lhe são afeiçoadas o que lhes agrada por longo período.

Por mais que o conceito seja compreendido ao atribuir ao próprio artista o resultado do seu trabalho e nisto está certo, obviamente não explica por si o conjunto de fatores que interferem na solução do problema.

O Brasil continua sem ídolos no canto lírico e parte desta responsabilidade é do próprio artista. Duro admitir, mas é um fato.