quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Ópera é Pop (6)


A mulher é volúvel como uma pluma ao vento.
Não. Não se trata obviamente de frase de blogueiro machista, mas a tradução de uma das mais famosas árias de ópera: La donna è mobile, da ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi.
Ainda não consegui chegar a um resultado concreto, mas ao lado da ária de Figaro no Barbeiro de Sevilha, da Habanera de Carmen, Nessun Dorma de Turandot, compõe o quarteto mais repetido na publicidade. 
Não podemos deixar de lado o Dueto das Flores de Lakmé, a cantata Carmina Burana, a Cavalgada das Valquírias utilizadas em inúmeras versões e adaptações.
Hoje, destaco uma das muitas vezes em que La donna è mobile aparece vendendo alguma coisa. No caso, um clip da série Sopranos! do A&E Channel. Veja aqui. e se você quiser, divirta-se aqui com a letra em italiano e em português podendo também ouvir uma gravação histórica de Enrico Caruso na Milão de 1903.
Como veremos por aqui, a publicidade gosta de associar ópera à máfia, carros elegantes, fortes e velozes, a experiências que unam familia, comunidade. Sempre colocam pessoas cantando ópera nos contextos mais diversos e, ao que parece, adoram peixinhos cantando*


(*) estamos apenas no A Ópera é Pop (6) e já tivemos dois anúncios com peixes cantores.