terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Carlos Gomes no Mapa do Brasil (34)

Sombra da cruz sobre a lua cheia na igreja católica 
Sagrado Coração na cidade de Klamath Falls em Oregon, Estados Unidos


Santo Abílio  foi bispo de Alexandria no Egito, sucedendo ao apóstolo São Marcos e ao bispo Anianus. O historiador Euzébio registra que Abilius foi bispo por volta de 84 d.C.


Santo Abílio tornou-se santo por resistir à tortura. Por não renegar sua fé cristã, foi condenado ao martírio. Temos difíceis aqueles.


A tortura era feita para que o cristão concordasse em renegar publicamente a sua fé e a oferecer sacrifícios aos deuses romanos e as vezes eram feitas as escondidas em calabouços. Em geral as torturas eram suplícios terríveis, mas feitas de modo a não matar o torturado, e se ele cedesse era libertado e retornava para casa. 

Segundo os martirologistas, somente uma pessoa santa e fé inabalável, poderia resistir ao martírio. Por isto os mártires da época com “Atos de Martírio” autênticos, são considerados santos sem passar todo o longo processo de beatificação e canonização.

A celebração de Santo Abílio é feita neste dia 22 de Fevereiro. 

Nesta mesma data, Santa Margarida de Cortona é também relembrada. Nasceu em Laviano na Toscana, mas foi em Cortona onde viveu e veio a morrer. Por inúmeros pecados, Santa Margarida passou 22 anos em penitência. Sua história termina quando morre aos 48 anos (22/02/1297), sendo enterrada na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco onde até hoje seu corpo está intacto. Margarida de Cortona foi incluída no Catálogo dos Santos em 1728 pelo papa Bento XIII. 


Tanto são Santo Abílio quanto Santa Margarida são nomes de rua em São Paulo, na Zona Norte e perto da Rua Carlos Gomes no Tucuruvi. 


Já São Maximiano - também relembrado no dia 22 de fevereiro - é também nome de rua, mas fica longe, do outro lado do rio Tietê, na Água Rasa. 


São Lineu, outro santo comemorado no mesmo dia, não tem nome de rua em São Paulo.