segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ópera em Movimento (6)



Verdi teve a ousadia de criar uma ópera baseada na vida de uma prostituta e soube como abordar este fenômeno de comportamento em que algumas pessoas se acham melhores que outras por causa das suas relações, preferências sexuais entre outros aspectos. Verdi tratou profundamente do preconceito neste obra. 

La Traviata é uma ópera inesquecível. Sua abertura é magnífica. Com o tempo, a temática ousada foi amenizada e Violeta Valery passou a ser identificada como uma cortesã, uma maneira "educada" e socialmente aceita de justifica-la. Esta história e comportamento, levou-me a fazer uma palestra sobre A Falsa Moral, a convite e debatendo com o nutrólogo (e de multi instrumentos) Arthur Kauffmann. 

La Traviata foi baseada na Dama das Camélias, de Dumas Filho . A obra também inspirou filmes e musica, ora como A Dama das Camélias, ora como Camille, A título de curiosidade, vale uma olhada no filme Camille, com Rodolfo Valentino, e a ousadia da interpretação de Alla Azimova ainda distante da preconceituosa maneira como viria a ser retratada a jovem prostituta no futuro. Em 1936, interpretada por Greta Garbo, linda, Camille ganha outros tipos de requinte e vc pode conferir aqui.

Nesta edição da Ópera em Movimento, ouça o programa completo**, realizado pela Radio e Televisão Cultura de São Paulo. Um convite à imaginação. 


(*) vale a pena uma visita virtual ao MOMA onde a obra está depositada. Veja o vídeo descritivo da obra no próprio site do Museu.
(**) observe que logo na abertura há um pequeno erro de edição e a mesma frase é dita duas vezes. Gosto mais da segunda versão. E você?