Máscara "A ópera em São Paulo hoje" por CP
(*) fragmentos de Hamlet, de William Shakespeare em tradução de Bárbara Heliodora (in memoriam)
Reflexões sobre as consequências e as inconsistências do que
representa a acusação de desfalque de R$18 ou R$20 milhões do orçamento do
Theatro Municipal amplamente difundida pelos veículos de comunicação em
reportagens recentes. Qual a sua origem, seu significado e efeitos na percepção
pública da nossa categoria?
Parte VI
A gestão anterior (2009-2012) da Secretaria de Municipal de Cultura criou as bases para a Fundação do Theatro
Municipal, de fato sendo implantada com todas as dificuldades naturais nesta
nova administração municipal a partir de 2013.
Infelizmente, no entanto,
mesmo que isto não tenha sido de conhecimento do grande público do Theatro, a
gestão foi assaltada por notícias indesejáveis em várias direções:
cancelamentos de produções previamente acertadas; demissões em vários escalões e contratações de estrangeiros em diversos níveis de atuação e posteriores
problemas internos que levaram a demissões destas mesmas pessoas; substituição
de equipes inteiras do teatro nas áreas técnicas; tentativa de acabar com o
Coral Paulistano o que levou a uma exposição absolutamente desnecessária do TMSP
e seus grupos artísticos; extrema lentidão na regularização dos contratos de
grupos artísticos fixos; atrasos de pagamento de artistas estrangeiros em prazos nada
razoáveis para um organismo deste porte; demissões e recontratações de
demitidos; manifestos públicos de artistas estrangeiros quanto a práticas
artísticas e de relacionamento na direção da casa, com ameaças de processos judiciais; manifesto de músicos da
orquestra contra práticas de relacionamento da direção da casa, entre outras
questões.
Ou seja, não houve – pode-se dizer – uma gestão pautada no
equilíbrio e serenidade. Pelo contrário, as más noticias relativas aos
processos administrativos e artísticos sempre foram tônica constante. Até mesmo
questionáveis supostos padrões de qualidade, relativizados por elevados custos
de contratação e de produção.
Não faltaram, portanto, sinais públicos para que a Prefeitura implantasse mecanismos de controle sobre os contratos com terceiros e
sistemas de pagamento e de gestão.
Se é a OS quem paga, se o Diretor Artístico e equipe define
quem contratar e por quanto, como não podem estar todos estes arrolados nos
mesmo pacote de suspeitos, quando, como noticiado, segundo a Promotoria, “existem provas do esquema fraudulento envolvendo a
contratação de artistas, que teria movimentado cerca de R$ 20 milhões”?
É esperado que Controladoria Geral do Município e o
Ministério Público Estadual, dois órgãos de sabida competência, apurem e deem
publicidade aos resultados obtidos, identificando os níveis de envolvimento
interno nos dois organismos, quais os produtores externos envolvidos e até onde
se estendem estas praticas.
Num espectro mais largo, espera-se que se investiguem as
relações contratuais com agentes estrangeiros, como se deram e em que valores;
pela intangibilidade, como foram as contratações de serviços especificamente
nas áreas de cenografia, de figurinos, as locações de equipamentos; como estão sendo tratados os acervos de ópera, as produções em parceria ou doadas por teatros
estrangeiros, as locações de produções; a maneira como foram obtidas receitas
de bilheteria, vendas de programas, assinaturas, doações, locações para
eventos, seus mecanismos de controle e o destino dado a estes valores,
certamente expressivos, já que a própria administração sempre anunciou estarem
todas as apresentações lotadas; como se deram as captações de patrocínio face a
legislação vigente e, também nestes casos, como foram remunerados artistas,
técnicos, serviços, se houve duplicidade de pagamento de contratos comparados
aos orçamentos e projetos realizados.
Infelizmente, tudo isto é necessário para que não fiquem dúvidas sobre quaisquer pessoas que tenham trabalhado nesta atividade no TMSP e se dê um basta a qualquer especulação a respeito.
Infelizmente, tudo isto é necessário para que não fiquem dúvidas sobre quaisquer pessoas que tenham trabalhado nesta atividade no TMSP e se dê um basta a qualquer especulação a respeito.
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