terça-feira, 30 de agosto de 2011

Carlos Gomes no Mapa do Brasil (38)


Por ter-se colocado contrário a certas idéias atenienses, Sócrates, o filósofo grego, foi condenado a escolher entre o exílio e a morte. Sócrates preferiu a morte. A morte por cicuta: um veneno poderoso que gradativamente imobiliza os órgãos até atingir o coração.

Em 30 de Agosto de 1748, nasceu, em Bruxelas, Jacques-Louis David que se tornaria o pintor oficial da Corte Francesa e de Napoleão Bonaparte.
A Morte de Sócrates foi exibida em 1787. No quadro, Platão está sentado de costas, entristecido. Críton(*) um dos discípulos está sentado com a mão no joelho de Sócrates que aponta para os céus. Outro oferece a taça com cicuta para o filósofo. Os demais demonstram sua angustia e discordância pela decisão do filósofo.
A Rua Sócrates**, em São Paulo, termina há duas quadras da Praça Contendas, na Av. Nossa Senhora do Sabará, uma continuação da Rua Borba Gato que corta a Rua Carlos Gomes**, no Bairro de Santo Amaro.

*recomendável a leitura de Críton, um dos Diálogos, de Platão, uma narrativa crítica sobre a decisão pela morte e de Fédon onde Sócrates expõe sobre a morte.
** a partir de hoje, por sugestão do Tomé Borba, no Facebook, estou incorporando os mapas dos logradouros denominados "Carlos Gomes" e outros, quando necessário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário