quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Carlos Gomes no Mapa do Brasil (37)


Vista aerea do parque Ibirapuera em São Paulo, no dia da inauguração. 
Foto: Oswaldo Luiz Palermo/Estado

O Parque do Ibirapuera é uma referência paulistana, com museus, pistas de atletismo, quadras de esporte, uma vegetação exuberante, shows, restaurantes, teatro. Completa 57 anos com o vigor maduro desta idade.
Inspirado pelos Bois de Bologne (Paris), Central Park (Nova Iorque) e no Hyde Park (Londres), o prefeito de São Paulo João Pires do Rio, já na década de 1920 previa a transformação da área alagadiça num parque. 
A região conhecida como Ibirapuera, "árvore velha, podre" do tupi ibirá (árvore) e puera (o que já foi), transformara-se de uma aldeia indígena numa área de pastagens e chácaras. Manequinho Lopes, que dá nome a um viveiro de plantas do parque, foi o responsável por plantar eucaliptos  para drenar  a umidade do solo. Esta providência foi o que indiretamente possibilitou ao arquiteto Oscar Niemeyer e ao paisagista Roberto Burle Max serem contratados pelo Governador Lucas Nogueira Garcez para desenvolverem o projeto do parque que se tornaria uma das estrelas das comemorações do 4º Centenário de São Paulo, com a abertura da Feira das Indústrias em 21 de Agosto de 1954, apesar das obras em atraso.
Três dias depois da sua inauguração, sem nenhuma relação direta, claro, com um tiro no peito suicida-se Getúlio Vargas, que dá nome a várias ruas e avenidas no Brasil (exceção na cidade de São Paulo, onde apenas denomina um pequeno quarteirão num bairro da Zona Oeste).
É exatamente na Avenida Presidente Vargas onde termina a Rua Carlos Gomes na cidade de Belém, no Estado do Pará, uma homenagem ao compositor que faleceu naquela cidade em 1896 e que também dá nome ao tradicional Conservatório criado para que fosse seu diretor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário