sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dilemas Contemporâneos da Cultura (32)

Your confort is my silence - 1981
Barbara Kruger

A medida do sucesso é sempre um problema para o artista. Na nossa lingua e cultura, o sucesso é mais associado a alguma coisa a ser conquistada.

Se pensarmos em italiano, entretanto, talvez a dimensão dada ao sucesso fique um pouco mais clara. Successo é o êxito em alguma atividade, mas é também alguma coisa que já aconteceu. Pensando assim, o sucesso só acontece a partir de alguma coisa realizada e não por algo que será feito no futuro.

Ora, desta forma compreende-se com mais facilidade que viver do sucesso é comemorar o passado e não trabalhar para o futuro. Um artista de sucesso é alguém que já fez, já realizou alguma coisa e foi reconhecido no passado. Isto não significa que será lembrado por outras coisas no futuro.

Isto ajuda a entender que ídolo, como temos tratado, é o artista que realizou e continua produzindo arte com reconhecimento de mais e mais pessoas. O ídolo não para. Tem sólida formação, ou conteúdo coerente, e permanece oferecendo às pessoas que lhe são afeiçoadas o que lhes agrada por longo período.

Por mais que o conceito seja compreendido ao atribuir ao próprio artista o resultado do seu trabalho e nisto está certo, obviamente não explica por si o conjunto de fatores que interferem na solução do problema.

O Brasil continua sem ídolos no canto lírico e parte desta responsabilidade é do próprio artista. Duro admitir, mas é um fato.



Um comentário:

  1. A Arte como processo de criacao eh uma constante infinitesimal e como tal deve ser apreendida como um incentivo a transformacao pessoal. O talento nao eh algo nato, a gente nao nasce sabendo entao como queremos idolos se nao nos esforcamos para ser melhores aperfeicoando nosso proprio ser? Para isso se necessita um modelo, um exemplo de vivencia para atingir os mais altos pincaros da gloria estelar. Tal eh a tarefa do artista, exigir-se de si e oferecer aos demais o quanto aprendeu de seus proprios limites, fracassos e sucessos. Dahi esta que eh um constante aprendizado e isso faz o artista chegar a sua evolucao gerando bons frutos. Ha bons artistas, mas idolos ainda nao, talvez por essa falta de esmerar-se mais por sua propria paixao/producao. Mas ainda estamos em tempo, sem esperar do nada mas fazendo acontecer a cada novo espetaculo, a cada nova obra criada.

    ResponderExcluir