segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dilemas Contemporâneos da Cultura (31)

La chevauchée. Désert du Konya, Anatolie, Turquie, 1955
Jean Dieuzaide


Em termos relativos, foram poucas as respostas à pergunta "por que não temos ídolos no Canto Erudito no Brasil"?

Os e-mails e comentários recebidos (publicados ou não a pedidos) são unânimes ao darem conta de que falta uma presença maior nos meios de comunicação de massa. Alguns até propuseram que se fizesse um American Idol da ópera ou coisa parecida.

Na meu modo de ententer, sejamos francos, está no distanciamento que a ópera "conquistou" nas últimas décadas ao esconder-se atrás de certo maneirismo, um ar embolorado, recheado de italianismos. De um lado, isto atende a determinado público, quase um gueto, de outro dá um ar (ou procura atestar) acadêmico, mas, de fato, é perturbador perceber o quanto isto afasta os seres humanos comuns que compram ingressos...

É muito simples perceber isto. Basta falar com quem não vai à ópera. Inevitavelmente a resposta é "gosto muito, mas não entendo nada, por isto nunca fui".

Como os "comuns" irão entender se a liturgia é toda mistificada pelos "iluminados"?

Está bem, pesei a mão e fui irônico...

Pesei a mão e fui irônico? Voltemos ao tema.

Um comentário:

  1. Quem sabe ainda chegará o dia em que ir assistir a uma Ópera no Brasil seja um ato cotidiano como ir ao Cinema...bom saber que tem gente como tu Cleber, batalhando por isto.

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