quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dilemas Contemporâneos da Cultura (30)

La voix des airs - 1931
René Magritte

Cada um deve ter uma resposta à pergunta: Por que não temos ídolos do canto erudito no Brasil?

Pois é. Esta questão me foi entregue há dois dias assim, direta, simples, objetiva, como quem não quer nada, de "leigo" para "expert". Perguntinha óbvia, cutucante, mexendo com brios de quem respeita e acredita na atividade.
Faça um exercício. Tente responder da mesma maneira que a pergunta foi feita: de modo claro e direto.

Respostas para os comentários do blog alí abaixo.

Se vc não quiser ficar publicado nos comentários, basta dizer. Não deixe, porém,  de enviar respostas.


Falamos amanhã.

3 comentários:

  1. Hummm Bydu Saião não conta?
    Muito bom o seu blog, sempre dou uma passadinha por aqui :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Cleber.
    Acho que ídolos nao sao em primeiro lugar nescessários.
    Talvez a pergunta quisesse dizer:
    "Porque nao temos cantores de ópera famosos no Brasil"?
    A reposta mais do que óbvia: quase todos tiveram que sair do Brasil para fazer carreira e acrescento que tivemos e temos sim muitos cantores famosos e reconhecidos só que espalhados pelo mundo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentario acima. Veja o caso de Paulo Szot (a quem fiz uma homenagem no meu blog e que so foi mesmo reconhecido pelo publico quando ganhou um Tony Awards), alem de muitos outros que a gente nem houve falar mas que estao por ahi, fazendo um grande sucesso. Por isso, sim, temos idolos liricos que sao muitas vezes oniricos, pois que sonhamos por (re)conhece-los. Quem sabe se ainda um dia pudermos produzir um programa de TV como o American Idol que parece deliciar ao gosto popular, ou um "Brasil Tem Alento" na mesma base do Britain ou America got talent, porque talento no nosso pais (vivendo dentro ou fora dele, mas sempre no coracao) eh o que nao falta. De qualquer maneira acho tambem que nao eh imprescindivel buscar ser reconhecido ja que a arte em si eh repleta de muitas vitorias... abracos aos bravos!!;=)
    P.S. Se vc puder da uma olhadinha no meu canal e vera uma homenagem que te fiz com tres videos da serie Opera Cantada e Contada:
    http://www.youtube.com/anabowlova

    ResponderExcluir