quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dilemas Contemporâneos da Cultura (24)

Le pigeon aux petit pois
de Pablo Picasso (*)
Continuando...

Imaginemos um jovem que manifestou, por algum mecanismo interno, o desejo pelo canto, por tocar um instrumento, pela pintura.

Se o largarmos à própria sorte, sem qualquer instrução específica, poderá se transformar num artista que desenvolverá um tipo de trabalho limitado às suas circunstâncias aqui entendidas como falta de acesso a outros suportes, técnicas, métodos entre outros. Terá sua importância nestes limites, mas dificilmente sua contribuição será universal como se espera da arte. Isto não significa que seu trabalho seja menos importante, por exemplo, para a construção da identidade nacional.

De fato a ampliação do significado futuro do trabalho de qualquer artista tem um caráter muito mais especulativo. Este é outro caráter do trabalho artístico. Diferente de um trabalho operário que possui um planta, um desenho prévio que permite antever o resultado, escolher a cor, a troca de alguns detalhes antecipadamente segundo expectativas de consumo obtidas em pesquisa, quanto mais erudito for o trabalho artístico, menor é a possibilidade de conhecimento prévio do resultado futuro, porque o trânsito da criação, ainda que seguindo normas e padrões técnicos, tem um componente de abstração imprescindível e natural desta atividade.

Mas voltemos ao jovem “futuro artista”. Quanto mais contribuirmos para sua instrução, alargando seus horizontes criativos através do conhecimento de mestres, da visão do trabalho de outros artistas, do aperfeiçoamento teórico e técnico, da sua condição e possibilidades profissionais, maiores serão os resultados deste jovem criador. Claro que isto também é pura especulação, uma vez que não há garantia de resultado em qualquer investimento desta natureza.

A pergunta neste caso é “qual é a importância disto?”. Se este jovem se tornar um excepcional expoente na sua forma de expressão, justificou-se claramente o investimento realizado.

Por outro lado, mesmo que ele, após todo o seu aprendizado, decida voltar às suas origens, com toda certeza o fará com maior domínio técnico e ampla visão artística. Finalmente,  após tudo que lhe foi oferecido, sua decisão pode ser apenas observar e conviver com a(s) arte(s) em fruição. Em ambos os casos, também terá valido a pena.

Continuarei...

(*) a pintura Le Pigeon aux petit pois (O pombo e as ervilhas) de Pablo Picasso integra o lote de 5 quadros roubados nesta madrugada de quinta feira no Museu de Arte Moderna de Paris, segundo fontes da AFP.

Um comentário:

  1. Sempre valerá a pena, amigo, investir em Arte, em Cultura com os jovens porque você estará ampliando a sua alma...preparando para a Vida...

    ResponderExcluir