sexta-feira, 5 de março de 2010

Carlos Gomes no mapa do Brasil (4)

Choro Guarani - 1942-1952
Alvinópolis - MG

Dr. Cesário Alvim foi governador do Estado de Minas Gerais e, do seu nome saiu a cidade: Alvinópolis.
Pouco mais de 15.000 habitantes que vivem num território fazendo fronteira com várias outras cidades, entre elas Mariana e Santa Bárbara.
Alvinópolis, hoje, guarda na memória o Choro Guarani, um grupo musical que, entre outros, tinha o saudoso Darcy Carvalho e o Micaré, respectivamente o pai e o tio de Marina Carvalho.
O Choro Guarani foi criado sob a inspiração da vida e obra de Carlos Gomes e existiu de de 1942 a 1952. Foram apenas 10 anos.
Ficam deste curto período várias lições importantes. A primeira é que se não houvesse um Conservatório e se não houvesse uma bolsa de estudos para o melhor aluno da escola, como aconteceu com Carlos Gomes na segunda década do século 19, não existiria um grupo musical inspirado naquela tragetória em meados do século 20 e hoje, já no século 21, não estariamos relembrando este episódio.

Não é interessante refletir um pouco sobre isto?
Nós criadores, produtores, pensadores precisamos criar mecanismos para sensibilizar pessoas e demonstrar que o desenvolvimento se dá na medida em que conseguimos entender pequenas histórias e a partir delas encontrar soluções para o futuro.
Na cidade de Alvinópolis funciona a Casa de Cultura e fica aqui a sugestão para que a comunidade se una e recomponha o grupo. Música e memória andam juntas e ambas são fundamentais para que se reconheça a identidade de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário