terça-feira, 2 de março de 2010

Carlos Gomes no mapa do Brasil (2)

Relógio Patek Phillipe pertencente
ao Maestro Carlos Gomes
Nesta semana o canal Globo News exibiu um programa especial sobre o compositor Carlos Gomes. Apesar da pesquisa e captura de imagens em várias locações no Brasil e na Itália, infelizmente a abordagem se manteve numa tristeza de fazer dó, como se Gomes tivesse vivido em desgraça todo o tempo. Ora, Carlos Gomes saiu do Brasil em 1863 e viveu 33 anos na Itália e, seguramente, não foi em regime de mendicância. Teve as dificuldades de um homem do seu tempo. Foi criativo, viril, reconhecido e deve ser lembrado principalmente pela qualidade de sua obra que incluiu operas, cantatas, missas e mais de uma centena de canções e modinhas. O mais é uma inversão de valores.

Mas vamos ao Mapa.

O Rio Grande do Norte é um belissimo Estado Brasileiro. Sua capital, Natal, possui vários municípios vizinhos e entre eles São Gonçalo do Amarante. A população de São Gonçalo é tão religiosa que a cidade possui 42 santos padroeiros.

A Rua Carlos Gomes em São Gonçalo do Amarante possui 10 quadras bem traçadas ao lado da BR 101. E está lá como uma memória permanente do autor de Uma paixão amorosa, sua primeira composição para piano.

Em breve falarei sobre o "Choro Guarani", em material inédito que me manda Mariana, de Alvinópolis-MG.

Um comentário:

  1. Que Bacana, eu estou bastante inspirada com Carlos Gomes, vou acompanhar esta jornada aqui no Blog. Bjs

    ResponderExcluir