segunda-feira, 7 de março de 2016

Carlos Gomes no Mapa do Brasil (47)

UNICAMP - 1976 - (SIARQ UNICAMP)

As Pedras Fundamentais são um elemento simbólico do início de uma obra. Sua origem está relacionada a tradições cerimoniais celtas e maçônicas. 

Não sabia, mas achei curioso que as pedras fundamentais sejam preferencialmente colocadas no lado nordeste de uma nova construção, indicando a partir dai como a planta será instalada. Interessante, não é? Sempre observei muito mais a questão cerimonial que seu valor construtivo em si. 

O lançamento da Pedra Fundamental da UNICAMP se deu em 4 de Outubro de 1966. Na foto publicada acima vê-se o registro das obras em 1976, a 40 anos do cinquentenário a completar em 2016. 

No centro da foto se vêem à esquerda e acima dois prédios redondos onde está hoje o chamado Ciclo Básico I.

Também já se vê, contado a partir daí, a quarta rua com o nome de Cora Coralina e a sexta rua com o de Elis Regina

Sempre em boa companhia e no meio das duas, praticamente no meio da foto, está a Rua Carlos Gomes, a homenagem da cidade e da Universidade ao principal compositor de ópera Brasileiro que, em 2016, completa 180 anos do seu nascimento, na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo.


terça-feira, 1 de março de 2016

Nota de Rodapé (23)



Esta é particularmente uma Nota de Rodapé interessante, típica dos anos bissextos. Prometo só publicar outra igual daqui há 4 anos.

Caso você não saiba o que é ano bissexto, sinto muito, mas uma pesquisa simples dirá que se trata de denominação para o ano em que se corrige uma distorção no calendário, acrescendo-se um ultimo dia no mês de fevereiro. 

Assim, nos anos bissextos, temos o dia 29 de fevereiro (temos outros anos bissextos, mas isto não vem ao caso aqui). Se você quiser se aprofundar, a coisa não é tão simples como fiz parecer. O próprio nome bissexto vem derivado das contagens das chamadas Calendas romanas nos anos de dois dias a mais por causa do sextum.

Antes que o texto se transforme num manual de cultura inútil para quem não está interessado, estou utilizando a data para comemorar o aniversário de nascimento de Gioachino Rossini, o compositor de um monte de óperas, em especial L'Elisir D'Amore.

Rossini nasceu em Pesaro, na Itália, em 29 de Janeiro de 1792, cidade onde se realiza o Festival Rossini. Sim, eu sei que 29 foi ontem. Mas porque não mantermos a comemoração do seu aniversário em outros dias para que o pobre não tenha uma festa somente de quatro em quatro anos?