tag:blogger.com,1999:blog-6784918502460815554.post5717959565163432585..comments2014-08-29T15:18:43.150-03:00Comments on Blog do Cleber Papa: Dilemas Contemporâneos da Cultura (43)Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/11268121267955227103noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-6784918502460815554.post-27632147297146523362010-10-22T04:42:58.385-02:002010-10-22T04:42:58.385-02:00Artigo que merece profunda análise por todos aquel...Artigo que merece profunda análise por todos aqueles que anseiam por uma inserção real da Ópera na agenda e orçamento do Ministério da Cultura (Governo Federal), bem como das instancias estaduais e municipais em nosso país... Ópera é vida, tanto quanto Teatro, Cinema, Esporte, Escolas de Samba, etc... Pluralidade é o que intenciona e propõe Cleber Papa em sua visão da Ópera à brasileira (não confundir com Ópera Brasileira).Licio Brunohttps://www.blogger.com/profile/08462469113328414194noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6784918502460815554.post-71496275053091223442010-10-22T01:44:41.032-02:002010-10-22T01:44:41.032-02:00Cleber postei isso também na discussão original.
...Cleber postei isso também na discussão original.<br /><br /><br />Cleber estou com vc.<br />Gil Lopes.<br />Brasileiro de verdade de verdade é indio e só indio.<br />A "nossa" cultura é portuguesa, italiana, africana, espanhola, francesa, alemã, tudo, menos brasileira.<br /><br />São de um ufanismo para mim bem simplista suas colocações sobre cultura "genuinamente" brasileira Fazem-me pensar que vc não percebeu que a música "brasileira" de Tom Jobim, Edu Lobo, são completamente crias do jazz americano. QUe Chico Buarque se inspirou e traduziu inúmeras canções italianas. Até os Saltimbancos, musical de sucesso dele, na verdade é uma tradução de uma obra italiana. Um dos maiores musicais do Chico: a Ópera do Malandro foi baseada em inúmeras óperas européias. A Tropicália de Gil, Caetano e a música dos Mutantes foram influenciadas pelo Rock inglês e americano. Gil traduziu e gravou Bob Marley (no woman no cry). Aliás o nosso ex ministro adorava reggae, que se eu não me engano não foi criado nas terras brasileiras. A harmonia de Djavan não tem nada nada de brasileiro, (o ritmo sim).<br />Rita Lee não é brasileira? Roberto Carlos com seus milhões de fãs é "genuínamente brasileiro"?<br />Se vc estivesse falando de música e de arte indígena eu até entenderia. Mas esse ufanismo da "cultura verdadeiramente brasileira, de rua, carnavalesca e alegre" pra mim me lembra uma certa fase onde se cantava "Eu te amo meu Brasil, eu te amo" ou "90 milhões em ação, pra frente Brasil" ou de frases como "O Petróleo é nosso". Uma fase que não gosto muito de lembrar.<br />A cultura brasileira que vc, eu, Cleber queremos defender é cria da cultura mundial especialmente européia e africana.<br />Fazer a cultura "importada" é também refletir sobre nossas origens que são (infelizmente? felizmente?) muito pouco "nacionais, leia-se indígenas".<br />Sou a favor da cultura universal, do homem, da cultura inteligente, dialética, que não nega suas origens mesmo quando as critica. E dizer que ópera ou qualquer coisa que venha do exterior é nociva, é justamente não refletir sobre o fio histórico, e humano da criatividade artística.<br />Cleber, entendo o que vc diz e apoio seu pensamento. Discordo, caro Gil, do que vc diz porque acredito que não é coerente chamar uma cultura que é maravilhosa e imensamente bem sucedida mundialmente justamente por ser formada por uma mistura ímpar no mundo de várias culturas, de "genuína". E, deste jeito, a meu ver, é impossível chamar de genuína a arte de uma terra onde se faz forró, samba, musica de vanguarda (Gilberto Mendes, por exemplo é um dos compositores eruditos vivos mais tocados no mundo ), funk carioca, música gaúcha, e colocar um rótulo só: de música brasileira.<br />O lado bom disso tudo é poder discutir isso. E viva a internet e o blog (outras invenções que não são brasileiras)Mto. Petrihttps://www.blogger.com/profile/00939013492829129563noreply@blogger.com